top of page

Passeio de Reformados e Pensionistas do Concelho de Coruche

2025

GUIA DIGITAL DO PASSEIO

ALENTEJO

ÉVORA | VIANA DO ALENTEJO | ALCÁÇOVAS | PORTEL
GRANDE LAGO ALQUEVA

Passeio Reformados Pensionistas Coruche

Jardim Público de Évora - Palácio D. Manuel (Évora) | Santuário de Nossa Senhora De Aires (Viana do Alentejo) | Paço dos Henriques e Jardim das Conchas (Alcáçovas) | Cruzeiro no Alqueva - Amieira Marina (Portel)

CONTACTO DE EMERGÊNCIA

930 697 343

Uma organização:

Município de Coruche

Passeio de Reformados e Pensionistas do Concelho de Coruche 2025: Pelos caminhos do Alentejo

Em 2025, o Concelho de Coruche volta a reunir os seus seniores num dos momentos mais aguardados do ano, o Passeio de Reformados e Pensionistas. Um dia dedicado à celebração da vida, ao reencontro de afetos e à valorização de todos aqueles que, com o seu exemplo e dedicação, ajudaram a construir a identidade da nossa comunidade.

Este ano, partimos à descoberta das paisagens e dos encantos do Alentejo. De Évora, cidade-museu e Património Mundial, passando pela história e fé de Viana do Alentejo e Alcáçovas, até à imensidão tranquila do Grande Lago Alqueva, este passeio convida à contemplação, à partilha e ao convívio.

Mais do que uma viagem, é uma homenagem a quem merece reconhecimento todos os dias. A cada rosto, uma história; a cada passo, uma memória; a cada sorriso, um legado. A Câmara Municipal de Coruche orgulha-se de proporcionar este momento único, onde os nossos seniores são os protagonistas de um dia cheio de alegria, cultura e amizade, porque honrar o passado é valorizar o futuro.

SEPARADOR 2.png

Jardim Público de Évora - Palácio D. Manuel (Évora)

O Jardim Público de Évora, inaugurado em 1863, é um dos espaços verdes mais emblemáticos da cidade, localizado no centro histórico e junto às muralhas medievais. Projetado ao estilo romântico, combina zonas ajardinadas com elementos patrimoniais importantes. Entre os seus atrativos destacam-se as ruínas fingidas - uma reconstrução cénica feita com pedras recolhidas de edifícios antigos -, fontes ornamentais, esculturas e uma atmosfera tranquila, ideal para passeios e descanso. No interior do jardim encontra-se o Palácio de D. Manuel, construção do século XVI que foi outrora residência real e onde se realizaram importantes acontecimentos históricos, como o casamento de D. Manuel I. Embora apenas parte do edifício original subsista - notavelmente a chamada Galeria das Damas, com arcos ogivais e traços manuelinos -, o espaço mantém grande valor simbólico e cultural. Atualmente, o palácio é usado para eventos culturais, exposições e outras atividades promovidas pelo município de Évora.

SEPARADOR 3.png

Santuário de Nossa Senhora De Aires (Viana do Alentejo)

O Santuário de Nossa Senhora de Aires, que se localiza em Viana do Alentejo, é um magnífico exemplar do Barroco alentejano. Foi construído no século XVIII (1773-1792), mas só no decorrer do século XIX é que o seu interior recebeu a decoração pitoresca da nave e da capela-mor assim como o trabalho ornamental dos estuques.

No interior, destaca-se um imponente baldaquino (uma cobertura suspensa) rococó em talha dourada, obra de João de Almeida Negrão (1757), que protege a venerada imagem, em pedra de Ançã (pedra calcária de cor clara), da Nossa Senhora da Piedade. A imagem em que Nossa Senhora está sentada com Jesus morto nos braços, é objeto de grande fé, pois segundo a tradição nunca deixou de socorrer os crentes, como exemplo disso, podemos observar os inúmeros ex-votos expostos na Casa dos Milagres, uma coleção de arte popular única e singular que inclui objetos de diferentes épocas: fotografias antigas, vestidos de noiva, tranças de cabelo, pinturas, etc. Fazem também parte do Santuário a fonte de Nossa Senhora de Aires, situada no Terreiro dos peregrinos e as casas de romeiros.

 

O Santuário sempre foi um local de passagem e de encontro da fé católica, é um lugar de forte espiritualidade e significado histórico‑cultural, onde arte barroca, fé popular e tradição se unem num cenário de ruralidade alentejana. Em  2012 foi classificado como Monumento Nacional.

SEPARADOR 4.png

Paço dos Henriques e Jardim das Conchas (Alcáçovas)

O Paço dos Henriques foi palco da assinatura do Tratado de Alcáçovas, em 1479, o qual, face à rivalidade entre Portugal e Castela nos mares e terras do Atlântico traçou uma linha a sul das ilhas Canárias para além da qual Portugal ficou com o poder exclusivo de navegação e comércio. Este Tratado acabou por servir de antecâmara para nova partilha do mundo entre os dois reinos, redefinida em 1494 pelo Tratado de Tordesilhas.

O Paço dos Henriques é um antigo palácio nobre de origem medieval, associado à poderosa família dos Henriques, senhores de Alcáçovas. Com traços arquitetónicos que revelam influências góticas e manuelinas, o Paço é um espaço cultural que une história, património e identidade local.

O Jardim das Conchas e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, são espaços separados do edifício principal pela Rua do Paço. O Jardim das Conchas ou Horto do Paço dos Henriques é composto pela zona ajardinada - oliveiras, limoeiros e laranjeiras - com um oratório, várias infraestruturas hidráulicas e de lazer, incluindo um poço, uma nora, um tanque, um aqueduto, uma fonte e um conjunto de janelas conversadeiras. Realça-se ainda o pavimento, no estilo granadino, e a decoração em embrechados (conchas ou búzios incrustados) nas paredes e muros. A Capela de Nossa Senhora da Conceição está revestida por conchas, búzios, faiança, porcelana Kraak, vidro de Murano e pequenos minerais, que revestem o altar, paredes interiores, fachada, sacristia e oratório.

Estes locais são um tesouro notável no Alentejo, combinando elegância renascentista e o colorido artesanal do século XVII.

SEPARADOR 8.png

Cruzeiro no Alqueva - Amieira Marina (Portel)

Um cruzeiro fluvial no “Grande Lago” Alqueva é uma experiência memorável que convida à tranquilidade e à contemplação das paisagens únicas do Alentejo. Navegar neste que é o maior lago artificial da Europa permite desfrutar de águas calmas e cristalinas, ladeadas por colinas suaves, sobreiros, oliveiras e pequenas ilhas que pontuam a paisagem. Ao longo do percurso, é possível avistar aldeias típicas onde a natureza revela toda a sua plenitude, com aves aquáticas como garças, patos e até águias a sobrevoar o espelho de água, oferecendo momentos ideais para a observação de fauna.

SEPARADOR 6.png

Almoço servido por "Restaurante Sabores da Vila"

Local: Salão multiusos do Sport Clube Alcaçovense

Menu: Entradas; Sopa; Bacalhau com espinafres; Cachaço no forno; Torta de amêndoa ou fruta da época; Bebidas; e Café

Preço por pessoa: 16,50€

SEPARADOR 7.png

© Município de Coruche, 2025


Página desenvolvida por:

Vereação do Planeamento e Desenvolvimento Económico, Turismo e Cultura, Imprensa e Relações Públicas

Direção de Turismo e Cultura

Serviço de Associativismo e Juventude

Serviço de Turismo e Organização de Eventos

bottom of page